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A importância da TI para o sucesso da empresa

Por:Ana Flávia Tornelli
Clipping

10

nov 2017

As empresas brasileiras vêm experimentando mudanças profundas em relação à elaboração de novos processos de gestão e estratégias para a expansão de sua atuação no mercado. Para tanto, é necessário compreender como a TI pode ser a chave para sobreviver a períodos de instabilidade, criar um diferencial competitivo e fazer o negócio crescer.

Com a tecnologia cada vez mais presente na estrutura organizacional, o profissional de TI precisa ter uma visão de negócios muito mais ampla. Dessa forma, todos as soluções adotadas para a área de TI passam a ter como principal meta a expansão da empresa, o aperfeiçoamento de seus processos e o foco em resultados.

Quer saber mais sobre como a TI é importante para as empresas que querem se destacar? Confira o post de hoje! Boa leitura!

2. A importância da TI nas empresas

A TI engloba o conjunto de todas as atividades, dados e operações providos por meio de recursos tecnológicos e de computação. Nas organizações, essas ferramentas devem ser utilizadas de forma apropriada, com o auxílio de ferramentas ou de outros meios que façam com que o setor trabalhe para gerar melhorias para a empresa.

A própria economia, baseada na Tecnologia da Informação, exige das companhias conhecimento e recursos adequados para identificar, coletar, interpretar, trabalhar e gerenciar sua base de dados.

Todo o conhecimento necessário para o domínio dessas habilidades é primordial para que as empresas obtenham uma posição cada vez mais relevante e destacada no mercado em relação a seus concorrentes. Por isso, a busca pela inovação deve ser constante e eficaz — só assim ela trará resultados consistentes para o negócio.

É importante destacar, contudo, que somente grandes investimentos na área de TI não são suficientes para gerar vantagem competitiva para a organização. O diferencial só aparece quando o gestor entende a real importância da TI e passa a utilizar seus recursos de forma inteligente, direta, com foco na competitividade e no crescimento empresarial.

3. O papel de uma boa equipe de TI

As soluções de TI voltadas para o ambiente organizacional estão se desenvolvendo em uma velocidade cada vez mais acelerada para oferecer maior segurança e eficiência para as empresas.

Para aplicar novas ferramentas e tecnologias na companhia, é importante contar com uma equipe de TI especializada no assunto. É essencial que ela esteja atenta às novidades e às demandas do mercado e apta a fazer as mudanças que sejam necessárias visando a constante modernização das organizações.

Como a importância da TI nas empresas envolve diretamente a gestão, os profissionais da tecnologia da informação devem trabalhar de forma alinhada com ela para resolver problemas, alavancar os negócios e trazer maior vantagem competitiva.

Nesse sentido, é importante que o colaborador tenha maior compreensão das necessidades da empresa e entenda como são realizados os seus processos. Além disso, é preciso que a equipe de TI perceba de forma clara seu papel dentro da organização para que seja cada vez mais funcional e eficaz.

3.1 O novo profissional de TI

Atualmente, as pessoas que trabalham na área de TI não podem se acomodar nos conhecimentos adquiridos na faculdade e em sua experiência profissional. O novo profissional de TI precisa ter foco na inovação e ir muito além dos conhecimentos em tecnologia.

Só um profissional em constante desenvolvimento consegue otimizar o tempo e os processos da empresa e, consequentemente, elevar sua produtividade e eficácia. Para atingir esse objetivo, é necessário que as equipes vejam a organização e seus processos de forma integrada para criar soluções diferenciadas, que impactem positivamente o negócio.

Para ser um profissional de TI de ponta é preciso compreender as novas competências que o mercado exige. Veja algumas delas:

visão de negócios: o mercado está cada vez mais dinâmico. Por isso, o colaborador deve compreender a importância de seu engajamento nas camadas mais estratégicas da empresa. Assim, ele pode ter uma visão mais ampla de negócio e direcionar seu trabalho de forma mais clara, atendendo às metas e às necessidades corporativas;
gestão de projetos: o profissional de TI da atualidade já não é mais apenas o especialista em tecnologia. Agora, é preciso saber criar metodologias para gerenciar projetos e contribuir para a criação de políticas internas na organização que direcionem e otimizem o tratamento das informações;
relacionamento interpessoal: além de todas as competências técnicas e de gestão que o novo profissional de TI precisa ter, é importante também que ele saiba se comunicar e interagir bem, tanto com seus superiores quanto com suas equipes. Desse modo, suas atividades serão executadas com maior entrosamento e eficiência;
abertura para a inovação: a busca por novas soluções de tecnologia e pela inovação é um grande diferencial para as empresas. Justamente por isso os profissionais da área devem estar sempre abertos a elas. Assim, o colaborador consegue se antecipar às tendências e oferecer um trabalho de qualidade superior à organização;
criatividade: automatizar processos, atender às demandas e se manter atualizado são tarefas que exigem muito jogo de cintura por parte do profissional. Ele deve desenvolver metodologias de trabalho para a realização de todas as suas atividades em tempo hábil. Nesse cenário, criatividade é fundamental para a resolução de problemas e para o desenvolvimento de novas soluções;
conhecimento e atualização: todos os especialistas na área devem se manter atualizados, buscando constantemente novos conhecimentos e aprimoramento profissional. É importante ter domínio do conteúdo teórico e prático para desenvolver ferramentas organizacionais com êxito;
raciocínio analítico: essas são características essenciais para que o profissional de TI possa fazer uma observação objetiva de todos os processos e uma análise apurada da tecnologia adotada na organização. O ideal é que estas ofereçam uma compreensão profunda e promovam o bom desenvolvimento de novas soluções e ferramentas para a empresa.
4. Os motivos para investir no departamento de TI e em novas tecnologias

Com a constante evolução da tecnologia da informação e a criação de novos conceitos, soluções e aplicações que agregam valor às marcas, cada vez mais as empresas estão se conscientizando da importância da TI e dos diversos benefícios que ela traz para o negócio.

Se você ainda não se convenceu de que precisa utilizar a TI como ponto-chave para o crescimento da organização e o aperfeiçoamento de seus serviços, veja algumas razões pelas quais investir na tecnologia da informação pode trazer grandes benefícios para a sua empresa.

4.1 Aumento da produtividade

Com as soluções tecnológicas implantadas na área de TI, é possível utilizar softwares que otimizem processos rotineiros, que reduzem — e, em muitos casos, eliminam — a necessidade de controle manual. Assim, os colaboradores podem trabalhar em atividades mais estratégicas, sem se distrair com assuntos operacionais.

As ferramentas de TI também contribuem para gerenciar o grande volume de informações que são enviadas e recebidas pela empresa, fazendo o backup e armazenamento automático dos dados. Isso é essencial para otimizar o processo e manter a disponibilidade do sistema para os profissionais, que perdem menos tempo com paradas e falhas.

4.2 Comunicação eficiente

Com as plataformas e tecnologias baseadas na nuvem, os colaboradores conseguem se comunicar de forma rápida e eficaz com equipes, superiores, fornecedores e até mesmo com os clientes.

Isso é possível graças a aplicativos corporativos de mensagens instantâneas (que contribuem para a redução de custos com telefonia), envio de e-mails e videoconferências. Essas ferramentas fazem com que as pessoas que estão distantes do escritório possam participar de reuniões e trocar informações relevantes com os mais diversos setores da empresa.

4.3 Relacionamento próximo com o cliente

Com as facilidades oferecidas pela TI, os profissionais podem utilizar recursos para criar apresentações diferenciadas para os seus clientes acerca de seus produtos e serviços, chamando mais atenção e despertando o interesse dos mesmos para a sua marca.

O setor de marketing também sai ganhando, já que pode utilizar os bancos de dados dos clientes e avaliar suas preferências para criar campanhas de divulgação e vendas, comunicar sobre novos produtos e promoções, além de oferecer suporte no pós-venda — o que eleva a experiência do consumidor a um patamar mais elevado.

4.4 Mais Segurança da Informação

A principal contribuição da TI nas empresas diz respeito à segurança que ela proporciona contra ataques na internet, protegendo os seus dados pessoais e o de seus clientes. Além disso, as novas tecnologias — em especial, o cloud computing — proporcionam maiores camadas de segurança e encriptação dos dados, evitando problemas para os gestores.

Com os backups automáticos é possível recuperar informações no caso de uma falha ou queda do sistema sem qualquer prejuízo à integridade dos dados.

4.5 Aumento da disponibilidade de sistemas e informações

O investimento na área de TI contribui significativamente para aumentar a disponibilidade do sistema e a velocidade na disponibilidade das informações oferecidas. Isso torna o ambiente de trabalho mais organizado, mais fácil de ser gerido e mais ágil na obtenção das informações necessárias para a execução das atividades dos profissionais.

Além disso, a disponibilidade de informações ganhou força com a mobilidade, permitindo que os profissionais possam acessar o sistema corporativo de qualquer lugar, em qualquer momento, por meio de notebooks, tablets e smartphones. Essa funcionalidade torna a realização de suas funções bem mais rápida e eficaz.

Como podemos observar, o investimento no setor de tecnologia da informação, seja em infraestrutura, seja em novas soluções, traz vantagens organizacionais que vão desde a otimização de processos até a possibilidade de trabalhar remotamente, graças à mobilidade.

5. A TI e as métricas

Para avaliar se os investimentos realizados na tecnologia da informação estão trazendo o retorno esperado pelos gestores são utilizadas as métricas para avaliação e acompanhamento dos índices da empresa.

Contudo, muitas organizações não sabem organizar as métricas que precisam acompanhar para verificar se as soluções de TI atendem aos interesses corporativos ou se precisam de melhorias. Portanto, é necessário adotar um conjunto de indicadores abrangentes, que demonstrem a efetividade das tecnologias aplicadas.

Para atingir esse objetivo é interessante manter o foco nas métricas que influenciam o desempenho dos sistemas, do parque tecnológico corporativo e da estratégia de comportamento, participação e eficácia para avaliar de forma global as soluções de TI implantadas na organização.

Vejamos algumas métricas importantes para o sucesso da sua empresa:

5.1 Participação de Programas

As métricas de participação são voltadas para sua cobertura dentro da companhia. Elas podem ser utilizadas para indicar quantas unidades de negócios fazem testes de penetração frequentemente ou o número de endpoints atualizados por sistemas otimizados para a aplicação de novas atualizações.

Essas informações ajudam as empresas a avaliar os seus controles de segurança e a identificar eventuais vulnerabilidades no sistema. Além disso, olhar para a participação ajuda a excluir ferramentas e sistemas obsoletos, que já não se enquadram na estrutura de TI da empresa, focando a atenção nas soluções que precisam de correção.

5.2 Duração de ataque

O tempo de permanência — ou seja, o período que um atacante fica na rede — é um indicador importante e fornece informações valiosas. Essa métrica permite que os profissionais de TI avaliem a situação, preparem ferramentas de proteção mais eficazes, controlem e contenham ameaças antes que elas afetem os dados corporativos.

Isso é de extrema importância, pois muitos hackers podem passar meses dentro da rede corporativa, estudando o seu comportamento, realizando atividades de reconhecimento e roubando dados muito antes de serem descobertos.

A análise dessa métrica tem como objetivo a redução do tempo de permanência do atacante na rede para que ele tenha pouca ou nenhuma oportunidade de se perpetuar dentro dela e de ter acesso a dados sigilosos, que possam comprometer a segurança da organização.

Se houver problemas nesse indicador, as equipes especializadas — da própria empresa ou de uma consultoria — desenvolvem novos métodos e utilizam ferramentas para reduzir a chance de ataques e detectar invasores na rede. Isso melhorará o tempo de resposta a esse tipo de incidente e preservará os dados corporativos e sigilosos.

5.3 Densidade de códigos defeituosos

Essa métrica é importante para saber a quantidade de defeitos ou problemas nas linhas de código utilizadas nas aplicações da empresa. Isso é essencial para evitar erros e vulnerabilidades no sistema.

Se existe um aplicativo que está em fase inicial de desenvolvimento, uma alta densidade de códigos defeituosos pode identificar seus principais problemas. Isso é bom, uma vez que permite que os profissionais responsáveis façam melhorias e lancem uma versão com as correções necessárias.

No caso de uma aplicação já amplamente utilizada, a densidade de códigos com problemas demonstra que o sistema possui fortes vulnerabilidades. Estas precisam ser urgentemente corrigidas antes que representem um grande problema para a segurança da informação na organização.

5.4 Janela de exposição

Ao identificar as vulnerabilidades de seu sistema, a empresa planejará ações de correção. No entanto, enquanto isso não acontece, a aplicação continuará com vulnerabilidades.

A janela de exposição é um indicador que mostra quantos dias, em um ano, uma aplicação ficou exposta a ameaças conhecidas e quais são as suas chances de exposição. Quanto menor esse indicador, mais seguro estará o seu sistema.

5.5 Indicadores que podem ser enganosos

Em muitas empresas, a gestão pode ficar concentrada demais na prevenção da segurança da informação e se perder em meio a indicadores enganosos. É possível saber, por exemplo, o número de tentativas de invasão ao sistema que foram bloqueadas.

No entanto, essa informação, por si só, não é útil para as equipes quando se trata de evitar ameaças mais sofisticadas que conseguiram efetuar a invasão. Nesse caso, nenhuma correção está sendo realizada, somente são identificadas as vulnerabilidades da TI da empresa.

O tempo de resposta também é um indicador que deve ser avaliado de forma mais analítica, pois, em muitos casos, ele não mostra o fato de que os atacantes se movem lateralmente na rede corporativa. Por isso, a equipe pode corrigir os problemas identificados sem perceber o que mais o atacante fez na rede.

Os profissionais envolvidos precisam ter em mente a importância da TI para o sucesso da empresa ao se concentrar nas questões de segurança para atingir os objetivos definidos. Do contrário, os esforços empregados serão desperdiçados em atividades que, na prática, não reduzem os riscos de invasão nem melhoram a segurança.

Portanto, o segredo para que as métricas sejam utilizadas de forma efetiva é avaliá-las por uma perspectiva mais ampla para que gestores e equipes possam visualizar o sistema como um todo e fazer uma avaliação certeira, inteligente e eficaz.

6. A TI e a integração dos setores da empresa

Independentemente do segmento de atuação da companhia, a integração dos seus setores com a área de TI é fundamental para seu crescimento e sucesso. Para isso, todas as equipes precisam trabalhar de maneira engajada e orientada para os resultados.

Uma gestão eficiente depende de uma série de fatores, em todos os níveis, em forma de indicadores, controles e relatórios para a tomada de decisões estratégicas e para que a TI trabalhe em integração com todos os setores da empresa.

Assim, a TI ganha uma importância ainda mais relevante nas organizações, pois suporta todos os dados dos mais variados setores e assegura que eles sejam corretamente armazenados, compilados e disponibilizados sempre que necessário — o que torna o acesso pelos funcionários muito mais eficiente e ágil.

Para atingir esse patamar, é essencial que a gestão aproxime a TI de todos os departamentos da companhia de forma estratégica, de modo a colaborar para a evolução dos resultados do negócio, levando ao crescimento da organização.

6.1 Sugestões para integrar a TI aos demais setores da empresa

6.1.1. Fazer uma parceria estratégica

Para que a tecnologia da informação se torne um setor estratégico da organização, é imprescindível que a equipe entenda como funciona o processo. O alcance esse objetivo abrange questões de cultura e valores corporativos, os limites e as responsabilidades de cada departamento.

Também é preciso que os profissionais conheçam melhor os produtos e serviços oferecidos pela empresa, os processos diretos e indiretos envolvidos, além da interligação dos setores. Assim, pode-se elaborar um plano com a estrutura organizacional necessária para garantir um incremento na eficiência corporativa.

Dessa forma, os funcionários compreendem como funciona o sistema e colaboram mais entre si para adotar a TI, formando uma parceria estratégica entre os setores. Assim, a tecnologia da informação contribui diretamente para automatizar e expandir o negócio.

6.1.2. Apostar na importância da TI para a tomada de decisões da empresa

É imprescindível que a TI, por meio de seu gestor, esteja presente em todos os processos estratégicos de decisão que envolvem a companhia.

Cabe ao gestor analisar os indicadores apresentados, as demandas da organização, as propostas dadas em reuniões e discutidas entre as lideranças acima citadas, para posteriormente avaliar como a TI pode facilitar e automatizar processos, além de permitir a implementação de novos projetos.

Para tal, é preciso utilizar uma visão crítica e técnica, e, ao mesmo tempo, de forma integrada e com foco no crescimento e resultados. Isso faz toda a diferença.

6.1.3 Investir em comunicação

Os canais de comunicação internos são ferramentas fundamentais para uma gestão eficiente, baseada no uso da TI. Eles são ferramentas muito eficazes para orientar, informar e engajar os profissionais, mantendo as equipes sempre bem informadas e motivadas.

Por meio deles, a gestão pode divulgar políticas importantes, como o uso de dispositivos móveis e a segurança da informação, o compartilhamento de dados, o acesso à internet corporativa e como funciona a instalação/utilização de softwares.

Criar canais de comunicação amigáveis, com uma linguagem próxima aos usuários e focada em conteúdo prático é uma iniciativa simples e muito útil para aproximar o setor de TI dos demais departamentos.

7. Conclusão

É importante lembrar que o novo papel da tecnologia da informação nas empresas exige uma mudança de paradigma e uma hierarquia horizontal, por meio da qual os profissionais têm mais acesso a líderes e gestores.

A rapidez do avanço tecnológico não permite que a organização fique parada no tempo. É preciso apostar em novas soluções corporativas para integrar todos os setores da empresa e transformar a TI em um verdadeiro diferencial competitivo.

Para que isso ocorra, o gestor precisa mostrar a seus colaboradores dos mais diversos níveis a importância da TI para o sucesso da empresa. Com a conscientização de todos os envolvidos, as aplicações são utilizadas estrategicamente, engajando profissionais e equipes — tudo isso se traduz em resultados positivos para a organização.

Disponível em: http://blog.loupen.com.br/a-importancia-da-ti-para-o-sucesso-da-empresa/


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