(31) 2573-2077 / contato@toplink.com.br

App’s. Eles já fazem parte da sua vida

app's de celular

Por:Ana Flávia Tornelli
Artigos

06

fev 2018

Quem não possui um smartphone nos dias de hoje? Nem me refiro aos tops de linha, mas aos mais acessíveis, que custam entre R$ 600,00 e R$ 1.000,00. Se você possui um desses, então, provavelmente, você faz uso excessivo de alguns App’s. Mas o que são? Os App’s são pequenos aplicativos voltados a realizar uma tarefa bem definida. Vejamos o exemplo do Waze. Este aplicativo cumpre e entrega bem a sua função de navegador GPS. Aí você pode se perguntar: “mas existem outros?” E a resposta é sim, existem. Mas porque quase todo mundo usa o Waze? Simples! Porque este aplicativo ele foi além do que se imaginava. Ele nos proporciona uma interação com outros motoristas em tempo real. Virou uma espécie de “rede social” do tráfego de autos. Continuando, há, ainda, o famoso Whatsapp. Este então, quem não tem? Tornou-se um padrão global de troca de mensagens e, no Brasil, é usado até para notificar judicialmente as pessoas pelos tribunais. Existem outros? Existem. É qual a diferença? Acredite se quiser, mas quase nenhuma. O sucesso se deve, especialmente à forma como o aplicativo foi desenvolvido. Em pouco tempo, e sem que fosse necessário investir dinheiro em publicidade, o aplicativo estava instalado em milhões de aparelhos. Poderíamos mencionar tantos outros aplicativos aqui, mas o propósito deste artigo é chamar a atenção para o seguinte: de todos que você tem instalado em seu smartphone, quantos são realmente necessários para você?

Provavelmente você possui em seu aparelho quase todos mostrados na figura acima, correto? Agora, repare uma coisa: desse Top 12, quase todos são de redes sociais. Sim pessoal, estamos passando capa vez mais tempo interagindo nesses aplicativos. É por isso que, a cada dia, novos App’s aparecem disponíveis para download. Tudo por conta do enorme mercado de 80 bilhões de dólares e que não para de crescer. A previsão é que, em 2021, o mercado de aplicativos movimente cerca de 140 bilhões de reais. Podemos dizer que existem App’s para todas as necessidades, e aqueles que nem são tão necessários também. Desde receita de bolos da vovó, games ruins e bons, controle de calorias, gestão financeira etc. Agora, todos dão certo como o Instagram, por exemplo? Não, nem todos. E por que isto acontece? É fácil de entender: em qualquer curso de tecnologia hoje, no Brasil e no mundo, os alunos são estimulados a desenvolver algo para este mercado e colocá-los nas famosas lojas virtuais (App Store, Google Play). Muitas vezes a tarefa de planejar um aplicativo faz parte de um trabalho acadêmico, e nada mais.

Dito isto, aqui vai mais uma importante observação: há sites de diversas naturezas (institucionais\blogs, e-commerce e\ou sistemas de gestão web) que são acessados tanto pelos navegadores, em seus computadores, quanto nos smartphones. Para isto, eles fazem uso de uma tecnologia que chamamos de “responsividade”. Explicando de forma geral, é a capacidade dos sites\sistemas web de se adaptarem ao tamanho da tela, sejam em tablets, smartphones de 4 4.5 ou 6 polegadas. Há também outros recursos embutidos nessa tecnologia. Isto explica o motivo pelo qual um determinado site\sistema web de sua preferência, ao ser aberto em seu computador, é exibido de uma maneira diferente de quando acessado por um dispositivo móvel. Em meio a tantas opções, certamente sairão na frente aqueles App’s desenvolvidos com o objetivo de melhorar e facilitar a experiência do usuário.

Até o próximo artigo, pessoal!

Alexandre Panizza Perdigão

Gestor de relacionamentos e parcerias da TopLink


Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 621 Sala 107 Cidade Jardim 30350-143 - Belo Horizonte - MG

(31) 2573-2077

contato@toplink.com.br