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Black Friday: você está preparado?

Por:Ana Flávia Tornelli
Sem categoria

12

nov 2019

Já muito tradicional nos Estados Unidos, a Black Friday tem conquistado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Trata-se de um dia de ofertas arrebatadoras que prometem limpar os estoques das lojas e movimentar fortemente o comércio, marcando o início das vendas natalinas.

O que nem todo empresário sabe é que independente do segmento, a Black Friday, que este ano acontecerá no dia 29 de novembro, pode ser uma excelente estratégia para fidelizar clientes e conquistar outros. Por isso, qualquer ação comercial nesta época do ano é muito bem vista, e pode trazer um retorno financeiro significativo para a empresa quando bem pensada.

E atenção: a Black Friday não é válida só para compras online. Preparamos, nesse post, dicas especiais para você aproveitar o dia de ofertas da melhor forma na sua oficina, centro automotivo, loja de pneus ou loja de autopeças. Talvez você não tenha pensado nisso, mas este pode ser o mês de dobrar e até triplicar o faturamento, e vamos te mostrar como. Acompanhe!

Estude o seu estoque

Antes de mais nada, para definir como se dará a estratégia de vendas, é preciso avaliar as peças ou produtos que serão inseridos na promoção. A Black Friday, apesar do nome, pode acontecer em um único dia (na própria sexta-feira), ao longo da semana e até mesmo durante todo o mês.

Por meio de um sistema de gestão, como o TopcarWeb, fica fácil ter um controle preciso do estoque e identificar as peças que poderão ser incluídas na oferta, sem que haja o risco de indisponibilidade. Afinal de contas, não há nada mais desagradável que divulgar peças ou produtos cujo estoque é insuficiente e ter que informar ao cliente que os mesmos já se esgotaram.

Situações como essa colocam em xeque a reputação da empresa e deixam o cliente totalmente insatisfeito.

Mobilize os seus clientes

Os clientes da sua empresa devem ser os primeiros a saber de novidades, lançamentos e promoções. Dessa forma eles se sentem importantes e realmente valorizados. Assim sendo, mobilize-os para a Black Friday rapidamente. Faça contato com todos os clientes e informe-os, de forma clara, como se dará a promoção. Esse contato pode ser feito por e-mail, SMS, ligação ou pelo próprio whatsapp. Use o canal mais prático para você e mais confortável para o seu cliente.

Atraia novos clientes

Promoções como a Black Friday são estratégicas para atrair novos clientes e levar a sua marca a pessoas que até então não a conheciam. E nada mais eficiente que a internet para fazer com que essa promoção chegue mais rápido ao maior número possível de pessoas. Invista nas redes sociais e divulgue a sua Black Friday em todos os canais existentes para divulgação da empresa. Se preciso for, reforce a ação promocional diariamente, ou semanalmente, tomando cuidado para não se tornar algo cansativo.

Seja transparente

Infelizmente muitas empresas tem agido de má fé durante a Black Friday. Muitas delas sobem os preços dos produtos nas semanas que antecedem o evento para simular um desconto no dia da promoção. Essa prática, também conhecida como “black fraude”, tem colocado em risco a credibilidade do movimento no Brasil. Mas não há motivo para desânimo! Ainda existem milhares de consumidores aguardando o grande dia para fazerem as suas compras de natal, renovar o guarda-roupa, comprar eletrodomésticos e, porque não, “dar aquele trato” no carro.

Para conquistar os clientes é preciso ser transparente acima de tudo. As ofertas precisam ser reais e valer à pena para que o consumidor se torne um cliente fiel do seu estabelecimento.

Independente do seu nicho, sempre é possível praticar preços competitivos e conquistar ainda mais espaço no mercado nesta época do ano. Por isso, use a Black Friday a seu favor e faça excelentes negócios!


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