Por:Ana Flávia Tornelli
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maio 2019
Independente do segmento, o que todo empresário almeja, ao abrir uma empresa, é vê-la crescer e prosperar. Em uma oficina mecânica, não basta que o proprietário entenda bastante dos serviços prestados. Esse é, sem dúvida, um ponto importante, mas é preciso mais do que isso. Uma boa administração é fundamental para garantir o sucesso do negócio.
Se você oferece uma variedade de serviços, com qualidade e boas condições, e, ainda assim, sua oficina mecânica não dá lucro, é hora de avaliar os fatores que podem estar impedindo o desenvolvimento da sua empresa.
Neste post, mostraremos a importância de investir em processos, práticas e ferramentas capazes de contribuir para o aumento do faturamento de sua oficina mecânica. Fique ligado!
Em qualquer segmento, é essencial estar sempre atento aos preços praticados no mercado para manter-se competitivo. No setor de oficinas, onde a concorrência é grande, a importância de praticar preços justos e compatíveis é ainda maior.
Mas não se preocupe! A concorrência é alta, mas a demanda é proporcional. De acordo com a Fenabrave, o número de veículos novos vendidos em 2018 foi 14,6% maior que o registrado em 2017. E as vendas de seminovos também cresceram no último. Para 2019, a Fenauto projeta um crescimento de 7,1% no setor.
Os dados revelam que, apesar da concorrência, oficinas mecânicas continuam sendo um bom negócio, desde que bem geridas.
Nunca se esqueça que o seu funcionário é a ponte entre o seu negócio e o seu cliente. Para ampliar a cartela de clientes é preciso, necessariamente, contar com profissionais qualificados. Por isso, invista nos seus mecânicos, mantendo-os atualizados e antenados com as principais tendências do mercado.
O dinheiro investido nos profissionais da sua empresa nunca será um dinheiro perdido. Forneça cursos profissionalizantes aos seus mecânicos. Com funcionários satisfeitos, motivados e capacitados, será mais fácil atrair novos clientes.
Conquistar clientes é importante, mas fidelizá-los é fundamental.
Poucas são as oficinas que investem no pós-venda e, se você estiver disposto a investir tempo nisso, terá um grande diferencial.
Para fidelizar um cliente, é preciso entender que a venda não termina quando o pagamento do serviço é efetuado. Para estreitar os laços com o seu cliente, procure saber se os serviços prestados foram satisfatórios, e ouça, com atenção, suas críticas e sugestões.
Nutrir o seu cliente com informações, dicas, conteúdo de qualidade e promoções é outra forma valiosa de mantê-lo próximo do seu negócio.
Não se esqueça: o “boca a boca” ainda é um dos mais importantes passos para a construção da imagem de qualquer empresa. Por isso, mantenha seus clientes satisfeitos e engajados com a sua marca.
Um sistema de gestão possibilita integrar informações e automatizar processos de forma segura e eficiente. Através dele, é possível coordenar os fluxos e administrar, com eficácia, cada área da empresa, mensurando os resultados.
Organizar importantes informações da empresa à moda antiga, na planilha de excel, pode ser muito arriscado. Um sistema de gestão, como o TopcarWeb, auxilia você em importantes decisões, à medida em que fornece dados e informações extremamente úteis para o crescimento do seu negócio.
E você? Tem usado essas ou outras estratégias para desenvolver sua oficina mecânica? Se gostou do conteúdo deste artigo, compartilhe-os com os amigos.