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Como utilizar Whatsapp a favor do seu negócio?

Por:Ana Flávia Tornelli
Sem categoria

22

jan 2020

Com milhões de usuários ao redor do planeta, o Whatsapp se tornou, no último ano, o aplicativo mais utilizado no mundo em celulares Android e IOS, ultrapassando o próprio Facebook, que há anos liderava o ranking. 

Tendo em vista a popularização do app, usado por pessoas de todas as faixas etárias, aliar a ferramenta à administração do seu negócio tornou-se indispensável para o sucesso da sua oficina ou centro automotivo. Mas como utilizar o Whatsapp a favor do seu negócio para conquistar mais clientes e fidelizar aqueles que você já tem?

Listamos nesse post, dicas essenciais. Leia até o final e coloque-as em prática hoje mesmo! 

Facilidade nos agendamentos

Você já ouviu falar no Whatsapp Business? Com esse aplicativo você torna o uso do Whatsapp mais profissional, incluindo dados importantes da sua empresa e estabelecendo o horário de contato com os seus clientes. Se um cliente mandar mensagem para você depois do horário comercial, por exemplo, ele receberá uma mensagem automática comunicando que o expediente já foi encerrado, mas que, assim que possível, ele será respondido. Isso faz com que você não tenha aquela obrigação de responder a mensagem rapidamente, fora do horário comercial.

Agora, se a mensagem for enviada durante o horário de expediente, seja breve na resposta. Isso fará com que o seu cliente ou potencial cliente não busque pela concorrência na tentativa de obter uma resposta mais rápida.

Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha o Whatsapp instalado no celular. Dessa forma, possibilitar que agendamentos sejam feitos através do próprio app, além de esclarecimentos e informações, facilitará bastante a vida do seu cliente.

Melhora no relacionamento com o cliente

Além dos agendamentos, o Whatsapp possibilita nutrir os seus clientes com informações relevantes sobre o seu negócio, tais como lançamentos, novidades e promoções. Todavia, é preciso consciência para não tornar a ferramenta um meio de comunicação maçante e agressivo. Comunique apenas o essencial e o que for realmente importante para o seu público-alvo e para o seu negócio.

Através do Whatsapp você consegue, ainda, manter o cliente informado e atualizado sobre os serviços que estão sendo prestados. É importante que o cliente esteja ciente do status do serviço, se o carro será mesmo entregue no dia combinado inicialmente e ou se algum imprevisto impossibilitará que a data inicial seja cumprida, por exemplo. Tais informações podem ser repassadas pelo próprio aplicativo, sem que você tenha que incomodar o cliente com uma ligação no meio do dia.

Pós-venda

O pós-venda via Whatsapp tem se mostrado eficaz em diversos segmentos, como moda, beleza, saúde, e também no setor automotivo. Depois de finalizar o serviço e entregar o veículo, você pode e deve utilizar o Whatsapp para saber se o cliente ficou satisfeito e se o carro, de fato, deixou de apresentar os problemas corrigidos na sua oficina. Entender que a venda não se encerra quando o pagamento é efetuado por parte do cliente é essencial para fidelizar o seu público.

Outra estratégia de fidelização consiste em manter o cliente sempre atualizado sobre o momento certo para executar serviços essenciais em seu veículo. Por isso, lembrá-lo quando for o momento de trocar o óleo ou os filtros, entre outros componentes, fará com que o cliente se sinta mais seguro e mais satisfeito. Mais uma vez, o Whatsapp poderá ajudá-lo no envio dessas informações.

Viu só como usar o Whatsapp a favor do seu negócio pode contribuir para o sucesso da sua empresa? Utilizar o aplicativo pode ser uma grande jogada para conquistar novos clientes e mais espaço no mercado.

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